Eu quero ajudar! Você já se deparou com essa iniciativa?


QUANDO A CRIANÇA TOMA A INICIATIVA DE CONHECER O ARMÁRIO DA COZINHA

SÉRIE: EXPLORANDO OS ESPAÇOS – CRIANÇAS EM AÇÃO

Eu quero ajudar! Você já se deparou com essa iniciativa?

Muitas famílias ao lerem esse título podem até dizer: “Ah! Quem nunca passou por isso?”

Sim! Essa é uma experiência muito comum. Mas, por que será que as crianças gostam tanto desse espaço da casa?

Como que as famílias têm se relacionado com as crianças quando elas tomam a iniciativa de brincar com os objetos da cozinha?

Como você tem organizado esse espaço?
As brincadeiras são monitoradas?
Quantas vezes por semana elas demonstram interesse em brincar na cozinha?
Quais são os objetos da sua preferência?

No post intitulado “Imagine o seu bebê observando tudo o que você faz!” e no vídeo “Quando o bebê aprende a explorar os espaços da casa”, destacamos que os bebês gostam muito de explorar coisas da cozinha. Afinal desde muito pequeninos observam os movimentos nesse ambiente.

Quando a criança observa as nossas ações na cozinha, ela vai conhecendo os objetos que constam nesse espaço, vai aprendendo os movimentos realizados quando usamos cada objeto, e, assim, vai se apropriando das peculiaridades da cozinha, isto é, dos modos como ali agimos e dos conhecimentos ali produzidos.

Pois bem, com tantas observações e com diferentes conhecimentos em processo de construção, é chegada a hora de experimentar, melhor dizendo, de colocar em prática as observações.

A criança precisa pegar, cheirar, ouvir e saborear as coisas que ali existem. Assim, por meio da imitação ela vivencia as observações realizadas. Essa é uma experiência muito importante para a criança.

Mas você pode estar se perguntando: “Precisa ser na cozinha? Ela não poderia brincar de faz de conta com brinquedos que representam uma cozinha em outro espaço? Afinal existem fogões, panelinhas, pratinhos, liquidificador, etc. tudo de brinquedo que pode ser explorado pelas crianças”.

Ótimo! As brincadeiras de faz de conta com objetos que imitam a cozinha, são importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, mas a criança também sente necessidades de brincar com os utensílios que ela observa diariamente. Ela sente necessidade de interagir com os objetos de verdade da cozinha.

Aqui as suas observações serão colocadas em práticas, de modo que ao experimentar os referidos objetos, também experimentam ideias, e, assim, se apropriam de conceitos que precisam ser produzidos nas relações práticas com os objetos em questão.

Retirar os objetos das gavetas, colocar de volta. Ouvir a sonoridade das tampas das panelas, são experiências de estrema importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, pois são nesses momentos que as crianças num processo de imitação levantam hipóteses, confrontam ideias e criam possibilidades.

Além dos aspectos cognitivos (intelectuais) vale destacar as implicações emocionais, pois nesses momentos de interação das crianças com os objetos da cozinha, elas está se relacionando com os objetos em si, mas também, com algo que traz boas recordações. É na cozinha que se prepara os alimentos (relação de saciedade), e, ainda, os objetos da cozinha são manuseados pelos adultos, e isso causa um grande fascínio na criança. Experimentar os objetos que são manipulados pelos adultos, causa significativo bem-estar.

Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados com bastante rigor, pois na cozinha existem coisas impróprias para um bebê. Então sugerimos delimitar um espaço na parte de baixo do armário, com utensílios de plásticos ou de outro material que as crianças possam manusear, como: tampas de panelas, panelas mais velhas, etc.

Todos os materiais que quebram, de louça, vidros e os cortantes, precisam ficar fora do alcance das crianças.

O armário separado para esse fim, deve estar longe do fogão e da geladeira, tendo em vista que nesses locais em hipótese nenhuma, as crianças devem brincar.

Outra orientação é que jamais permita que essa brincadeira aconteça na hora que você estiver realizando alguma tarefa na cozinha, como: lavando louça, fazendo comida, etc.

Esses não são momentos propícios para as crianças estarem na cozinha, mesmo que você tenha o cuidado de colocar as panelas nas trempes de trás do fogão, por exemplo.

Sabe por que?

Por que, na hora que a criança demonstrar interesse em brincar na cozinha você precisa estar disponível para acompanha-la. Cozinha, não é lugar de a criança ficar sozinha.

Quando delimitamos o local da brincadeira, o horário e o tempo de brincar com os objetos desse espaço, ensinamos que existem tarefas que a criança não pode participar. Estabelecemos limites.

Por Ana Maria Louzada

Coordenadora do Programa Educar com Diálogo
E-mail: educacaoedialogo@gmail.com



Essa é uma síntese da palestra “QUANDO A CRIANÇA TOMA A INICIATIVA DE CONHECER O ARMÁRIO DA COZINHAproferida pela Orientadora Educacional Ana Maria Louzada às famílias, comunidades, escolas e demais interessados no assunto.

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