Eu quero ajudar! Você já se deparou com essa iniciativa?
QUANDO A CRIANÇA TOMA A INICIATIVA DE CONHECER
O ARMÁRIO DA COZINHA
SÉRIE: EXPLORANDO OS ESPAÇOS – CRIANÇAS EM
AÇÃO
Eu quero
ajudar! Você já se deparou com essa iniciativa?
Muitas famílias ao lerem esse título
podem até dizer: “Ah! Quem nunca passou por isso?”
Sim! Essa é uma experiência muito comum.
Mas, por que será que as crianças gostam tanto desse espaço da casa?
Como que as famílias têm se relacionado
com as crianças quando elas tomam a iniciativa de brincar com os objetos da
cozinha?
Como você tem
organizado esse espaço?
As brincadeiras são monitoradas?
Quantas vezes por
semana elas demonstram interesse em brincar na cozinha?
Quais são os objetos
da sua preferência?
No post intitulado “Imagine o seu bebê observando tudo o que você
faz!” e no vídeo
“Quando o bebê aprende a explorar os espaços
da casa”,
destacamos que os bebês gostam muito de
explorar coisas da cozinha. Afinal desde muito pequeninos observam os
movimentos nesse ambiente.
Quando a criança observa as
nossas ações na cozinha, ela vai conhecendo os objetos que constam nesse
espaço, vai aprendendo os movimentos realizados quando usamos cada objeto, e,
assim, vai se apropriando das peculiaridades da cozinha, isto é, dos modos como
ali agimos e dos conhecimentos ali produzidos.
Pois bem, com tantas
observações e com diferentes conhecimentos em processo de construção, é chegada
a hora de experimentar, melhor dizendo, de colocar em prática as observações.
A criança precisa pegar,
cheirar, ouvir e saborear as coisas que ali existem. Assim, por meio da imitação
ela vivencia as observações realizadas. Essa é uma experiência muito importante
para a criança.
Mas você pode estar se
perguntando: “Precisa ser na cozinha? Ela não poderia brincar de faz de conta
com brinquedos que representam uma cozinha em outro espaço? Afinal existem
fogões, panelinhas, pratinhos, liquidificador, etc. tudo de brinquedo que pode
ser explorado pelas crianças”.
Ótimo! As brincadeiras de
faz de conta com objetos que imitam a cozinha, são importantes no processo de
aprendizagem e desenvolvimento infantil, mas a criança também sente
necessidades de brincar com os utensílios que ela observa diariamente. Ela
sente necessidade de interagir com os objetos de verdade da cozinha.
Aqui as suas observações
serão colocadas em práticas, de modo que ao experimentar os referidos objetos,
também experimentam ideias, e, assim, se apropriam de conceitos que precisam
ser produzidos nas relações práticas com os objetos em questão.
Retirar os objetos das
gavetas, colocar de volta. Ouvir a sonoridade das tampas das panelas, são
experiências de estrema importância no processo de aprendizagem e
desenvolvimento infantil, pois são nesses momentos que as crianças num processo
de imitação levantam hipóteses, confrontam ideias e criam possibilidades.
Além dos aspectos cognitivos
(intelectuais) vale destacar as implicações emocionais, pois nesses momentos de
interação das crianças com os objetos da cozinha, elas está se relacionando com
os objetos em si, mas também, com algo que traz boas recordações. É na cozinha
que se prepara os alimentos (relação de saciedade), e, ainda, os objetos da
cozinha são manuseados pelos adultos, e isso causa um grande fascínio na
criança. Experimentar os objetos que são manipulados pelos adultos, causa
significativo bem-estar.
Entretanto, alguns cuidados
precisam ser tomados com bastante rigor, pois na cozinha existem coisas
impróprias para um bebê. Então sugerimos delimitar um espaço na parte de baixo
do armário, com utensílios de plásticos ou de outro material que as crianças
possam manusear, como: tampas de panelas, panelas mais velhas, etc.
Todos os materiais que
quebram, de louça, vidros e os cortantes, precisam ficar fora do alcance das
crianças.
O armário separado para esse
fim, deve estar longe do fogão e da geladeira, tendo em vista que nesses locais
em hipótese nenhuma, as crianças devem brincar.
Outra orientação é que
jamais permita que essa brincadeira aconteça na hora que você estiver
realizando alguma tarefa na cozinha, como: lavando louça, fazendo comida, etc.
Esses não são momentos
propícios para as crianças estarem na cozinha, mesmo que você tenha o cuidado
de colocar as panelas nas trempes de trás do fogão, por exemplo.
Sabe por que?
Por que, na hora que a
criança demonstrar interesse em brincar na cozinha você precisa estar
disponível para acompanha-la. Cozinha, não é lugar de a criança ficar sozinha.
Quando delimitamos o local
da brincadeira, o horário e o tempo de brincar com os objetos desse espaço,
ensinamos que existem tarefas que a criança não pode participar. Estabelecemos limites.
Por Ana Maria
Louzada
Coordenadora
do Programa Educar com Diálogo
E-mail: educacaoedialogo@gmail.com
Essa é uma síntese da palestra “QUANDO A CRIANÇA TOMA A INICIATIVA DE CONHECER
O ARMÁRIO DA COZINHA” proferida
pela Orientadora Educacional Ana Maria Louzada às famílias, comunidades,
escolas e demais interessados no assunto.
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