FAMÍLIA e Instituição de Educação Infantil: Uma Parceria no Cuidar e Educar das Crianças
Por Ana Maria Louzada*
Olá! Hoje compartilharemos algumas reflexões sobre a importância da articulação da família com a instituição de educação infantil em relação às dimensões de cuidar e educar.
Em palestra recente para famílias e professores que atuam com crianças de 6 meses a 3 anos de idade, destacamos que tanto a família quanto a instituição de educação infantil têm responsabilidades com o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, resguardadas as peculiaridades de cada esfera educativa.
A família e o processo de formação da criança
Assumir o papel de cuidar e de educar uma criança implica em compreender e considerar a importância de se estabelecer com ela, uma relação dialógica.
Isso porque, a família é a primeira instituição educativa com a função de propiciar orientações que promovam a formação integral das crianças.
Formação que levam em conta os cuidados básicos: alimentação, sono, banho, lazer, etc., bem como, as orientações em relação aos princípios morais e éticos - de respeito ao próximo, de valorização da vida, etc.
A instituição de educação infantil (creche e pré-escola) e o processo de formação da criança
Assim como na família, também na instituição de educação infantil (creches e pré-escolas), uma boa formação pressupõe a garantia de cuidados e educação que levem em conta as reais necessidades das crianças.
CUIDAR e EDUCAR, nesse sentido requer foco nos aspectos intelectuais, afetivos e sociais.
É sabido, que no lócus escolar (instituição de educação infantil) as dimensões de cuidar e educar assumem características próprias da educação formal, tendo em vista que é um espaço tempo de produção, apropriação e objetivação de conhecimentos científicos.
- Os conhecimentos científicos nesse contexto são entendidos como os conhecimentos sistematizados, organizados didaticamente com o objetivo de ensinar e aprender.
Com base em tais questões salientamos que na família se aprende os conhecimentos cotidianos (conhecimentos informais) e na educação infantil se aprende os conhecimentos científicos (conhecimentos formais).
Considerando que ambos os conhecimentos (cotidianos e científicos) são fundamentais no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, defendemos que os científicos (ensinados e aprendidos na escola) sejam propostos com base nos conhecimentos cotidianos - produzidos no contexto em que vivem (famílias e comunidades).
É nesse sentido que a ação educativa com as crianças de 6 meses a 3 anos de idade, no lócus da Educação Infantil, se revela uma ação complementar à da FAMÍLIA.
Considerando que ambos os conhecimentos (cotidianos e científicos) são fundamentais no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, defendemos que os científicos (ensinados e aprendidos na escola) sejam propostos com base nos conhecimentos cotidianos - produzidos no contexto em que vivem (famílias e comunidades).
É nesse sentido que a ação educativa com as crianças de 6 meses a 3 anos de idade, no lócus da Educação Infantil, se revela uma ação complementar à da FAMÍLIA.
O sentido de complementação aqui delineado, não se reduz à ideia de a escola assumir as funções da família. Mas de propiciar situações de ensino aprendizagem num processo de interlocução entre o que se aprende na família e na educação infantil.
- A Educação Infantil – não substitui a família, mas a complementa.
- As instituições de educação infantil devem se articular com as famílias.
Como podemos observar a Família e a Instituição de Educação Infantil (creches e pré-escolas) precisam se articular no processo de educação das crianças.
É nesse contexto de análise que o conceito de cuidar e de educar precisa ser discutido. Entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.
Daí a importância de considerarmos o modo como educamos e cuidamos das crianças.
- Como nos relacionamos com as crianças? “Na Instituição de educação infantil e na família”.
- Qual o nosso conceito de criança – infância; de instituição de educação infantil e de família?
O modo como concebemos as crianças, a família e a educação infantil, tem implicações na forma como cuidamos e educamos.
Por isso devemos analisar a qualidade das interações que estabelecemos com as crianças.
- Como estamos cuidando e educando as crianças?
Verdade é que cuidar e educar constitui espaços tempos de ensinar e aprender tanto no lócus escolar quanto familiar.
Sim! Tanto a educação infantil como a família têm por finalidade criar condições para cuidar e educar com qualidade, com vistas ao desenvolvimento integral das crianças.
No entanto o sentido de cuidar e o de educar no espaço educativo escolar se diferencia do sentido objetivado na família.
- Na instituição de educação infantil, cuidar significa organizar o trabalho pedagógico de modo adequado à faixa etária com vistas a educar (ensinar) os conhecimentos científicos (sistematização do saber).
- Na família, cuidar significa garantir as necessidades básicas da criança em consonância com as orientações que são fundamentais para a sua formação (lembra dos princípios morais e éticos?) - conhecimentos cotidianos (informais).
Pois bem, ambas as instituições, resguardadas as suas especificidades, devem promover experiências que garantam o bem estar físico, emocional e intelectual das crianças - criar condições para o desenvolvimento integral. Formação de sujeitos mais humanizados.
Fato é que as duas esferas educativas (família e educação infantil) precisam se articular em prol da qualidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Não é mesmo?
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* Ana Maria Louzada: Mestre em Educação/UFES, Orientadora Educacional, Consultora de Família, Palestrante.
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