Você já se deparou com as iniciativas dos bebês em explorar os ambientes da casa?


Explorar as gavetas é fascinante! Os bebês adoram brincar com as suas roupinhas.


Você já parou pra pensar sobre isso? 

Pensando sobre o fato de demonstrarem interesse em brincar com as gavetas,  hoje falaremos sobre essa experiência infantil.

O fato de ver diariamente o movimento de abrir e fechar as gavetas, e, por ser muito curiosos, assim que começa a engatinhar esse é um dos seus ambientes preferidos.

Sim! Os bebês observam diariamente o movimento que fazemos quando abrimos a gaveta para pegar a fralda, quando abrimos de novo pra pegar a roupa. Abrimos e fechamos a gaveta várias vezes, de modo que todos os dias eles vivenciam essa experiência.

Então quando aprendem a engatinhar, uma das suas atividades preferidas é brincar de abrir as gavetas, retirar o que tem dentro e colocar de volta, além é claro, de entrar dentro daquele espaço que parece mágico aos seus olhos.

Esse processo de experimentar é fundamental para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, tanto em relação ao aspecto social e emocional, quanto no que se refere ao cognitivo (intelectual).

Por isso, defendemos a ideia de que devemos reservar uma gaveta (sempre a de baixo) com coisas que os bebês gostam de manusear. Aqui não vale brinquedos. Ok?

Nesse espaço eles preferem brincar com roupas, sapatos, meias, enfim com tudo aquilo que de fato se guarda na gaveta do armário. Lembrando que estamos falando dos objetos que manuseamos desde a chegada da maternidade.

Simples assim! Estejamos sempre atentos às iniciativas dos bebês, de modo que possamos fazer das mesmas um instrumento de aprendizagem e desenvolvimento. As suas iniciativas são oriundas das vivências (observações) cotidianas.

Vale salientar que as gavetas precisam ser organizadas, assim que concluem a brincadeira, tendo em vista, que na próxima rodada de aventuras, eles possam encontrar os objetos nos seus devidos lugares. 

É importante a interação com situações de organização. Mais tarde, por volta dos dois anos de idade, podemos inseri-los no processo de arrumação. Certo?

Veja que estamos chamando atenção para os cuidados que precisamos ter com esse tempo espaço da vida dos bebês, porque passa muito rápido. E muitas vezes perdemos ótimas oportunidades de promover vivências que são fundamentais para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

E a gaveta pode ser uma aliada no processo de exploração dos espaços.

Imagine o bebê  observando tudo o que você faz!

Um grande abraço!

Ana Maria Louzada
Coordenadora do Programa Educar com Diálogo

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Essa é uma síntese da palestra “Você Sabia que eu amo brincar com as minhas roupinhas?” proferida pela Orientadora Educacional Ana Maria Louzada às famílias, comunidades, escolas e demais interessados no assunto.

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