EDUCAR COM DIÁLOGO REQUER ROTINA E FOCO


Programa EDUCAR com DIÁLOGO
Ação: Família Amiga

Por Ana Maria Louzada[1]

Temos conversado com as famílias sobre a importância de reservar tempos espaços para dialogar com os seus filhos.

E você, como tem organizado a sua rotina familiar?

Sabemos das necessidades e possibilidades de cada família, mas gostaríamos de chamar atenção para o fato de que dialogar com os filhos não pode ser deixado para depois.

Numa rotina sempre temos atividades fundamentais e secundárias. Não é mesmo?

Nas atividades fundamentais se insere o diálogo em família.

Se desejamos oferecer uma educação familiar de qualidade, precisamos colocá-la em primeiro lugar (como foco).

Isso significa que é fundamental que no rol das atividades diárias, tenhamos um momento de bate-papo com os filhos, independente das suas idades.

Sugerimos que escolha o melhor horário para todos, de modo que possa instituir a hora da prosa: contar como foi o dia, falar dos projetos de vida, contar uma história, etc.

Essa atividade deve ser pensada de acordo com a faixa etária dos seus filhos, pois em cada tempo etário as necessidades e desejos são peculiaridades.

Considerando a faixa etária, a hora da prosa precisa ser animada e prazerosa. Não vale lição de moral, nem adulto falando e filhos ouvindo.

Essa é a hora de os adultos ouvirem mais, e, de permitir que os filhos falem sobre os seus pensamentos, isto é, externem as suas opiniões e ideias.

Cabe aos adultos formular as perguntas de forma inteligente para que a conversa não vire uma sabatina (lembrando sempre que é hora de um prazeroso bate-papo).

O assunto pode ser combinado entre os participantes. Dê preferência aos desejos e necessidades dos seus filhos. Prefira os assuntos que são dos seus interesses.

E ainda, reserve 15 minutos diários e qualifique esse momento.

Essa prática ajuda os adultos no exercício da escuta, bem como, no incentivo de as crianças, os adolescentes e jovens conversarem sobre diferentes temáticas.

Você verá o quanto vai conhecer os seus filhos. Vai também, colher informações que qualificarão as orientações cotidianas, e, ainda, vai aprender a ouvir antes de ensinar.

Essa é uma dica de Educação Familiar, de como ensinar os filhos a darem os primeiros passos na vida. 

Com diálogo tudo fica mais fácil, não menos desafiador, mas muito mais educativo. Educar com Diálogo requer rotina e foco.

[1] Mestre em Educação, Orientadora Educacional, Consultora de Família, Escritora e Palestrante.

ASSISTA AO VÍDEO

Entre e inscreva-se.
Conheça o nosso trabalho!

Instagram: @comeducar
Twiter: @ComDialogo

Comentários

Postagens mais visitadas

Passaram por aqui!