MÃE e PAI... Educar é um exercício de doação.

EDUCAR COM DIÁLOGO
FAMÍLIA AMIGA

Para que possamos exercer o papel de mãe e de pai, precisamos compreendê-lo:
- Qual é a nossa função?
- Qual é a nossa missão?

Educar é um exercício de doação.
 
Geralmente constituímos uma família no improviso. Não paramos para pensar sobre o que de fato almejamos, e, muito menos sobre o nosso compromisso nesse papel.
 
Até sabemos quais são as nossas responsabilidades, mas as ignoramos em nome de outras que são pessoais.
 
Construímos um conceito de que não devemos pensar muito sobre esse tema. Algumas pessoas acreditam que não é necessário refletir sobre a educação no contexto familiar. Pensam que é melhor deixar acontecer. Deixar a vida levar...
 
E a vida leva mesmo!
Mas, é isso que queremos?
 
Acredito que desejamos tudo de melhor para os nossos filhos e as nossas filhas.
 
Por isso, a nossa orientação se pauta na premissa de que devemos tomar consciência do modo como estamos educando, isto é, do tipo de doação que estamos oferecendo.
 
Mas, para tanto, precisamos, nos conscientizar de nós mesmos.
 
Para nos doarmos à alguém é preciso que saibamos o que estamos doando. Precisamos nos reconhecer nesse processo.
 
É complicado eu me doar a alguém, se eu não me reconheço (se eu não me tenho).
 
É desafiador orientar os filhos e as filhas se eu não pratico uma autoeducação de mãe e de pai.
 
No processo de educação no contexto familiar é imprescindível que estejamos conscientes do que pretendemos com o tipo de orientação que doamos aos nossos filhos e às nossas filhas.
 
É fundamental refletir sobre as ações cotidianas:
- Ação de educar (educação).
- Ação de dar (doação).
 
Onde chegaremos com as ações que estamos praticando?
 
Como que os nossos filhos e as nossas filhas estão se formando com as nossas ações?
 
É fundamental assumir o papel de Educar por meio da doação.
 
Então, pensemos:
- O que estamos doando?
Tempo, conhecimento, atenção, limites, gratidão, bom-humor, paciência, amor...
 
Educar os filhos com qualidade é isso... É missão!
É responsabilidade.
É doação...

Por Ana Maria Louzada
Mestre em Educação, Orientadora Educacional, Consultora Educacional, Orientadora Parental, Escritora, Palestrante.

DICAS DE VÍDEOS

CLIQUE NA FIGURA ACIMA 
E ASSISTA AO VÍDEO 13
CLIQUE NA FIGURA ACIMA 
E ASSISTA AO VÍDEO 14
@educarcomdialogo
CLIQUE NA FIGURA ACIMA 
E ASSISTA AO VÍDEO 15

EM BREVE

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO

Comentários

Postagens mais visitadas

Passaram por aqui!