UM FASCINANTE ESCONDERIJO NO CESTO DE ROUPA




Ambiente que antes era apenas espaço de contemplação, a partir do momento que a criança começa a engatinhar, passa a ser um lugar de exploração.

O cesto de roupa usada, que antes era contemplado do colo da mãe, agora pode ser revirado e transformado num delicioso esconderijo.

Vira pra lá e vira pra cá... Até que todas as roupas são lançadas ao chão.

E aí é hora de quem está educando ter o bom senso de não podar a possibilidade de transformar esse momento num aprendizado mágico.


Foi assim, que a Ester vivenciou a possibilidade de conhecer o que havia dentro daquele cesto e ao mesmo tempo de brincar com a nova descoberta.

Mas isso só foi possível, porque a sua mãe percebeu o seu interesse pelo cesto, possibilitando a interação de modo prazeroso.


Bem, essa ideia de permitir que a criança explore os diferentes objetos é fundamental para o seu aprendizado e desenvolvimento.

No entanto, alguns cuidados são fundamentais. Estar com o bebê nesse processo de descoberta é muito importante, pois nem tudo pode ser explorado.

No caso do cesto, as roupas que ali se encontravam estavam usadas, então a ação de retirá-las foi fundamental.

Limpar o cesto na frente da criança, de modo que ela possa observar também é importante.

Assim, ela inicia o processo de aprendizado de que aquele objeto, que não é um brinquedo, a partir de então, passa a ser possibilidade de brincadeira, depois de cuidado.

E assim que concluir a brincadeira, o cesto volta para o lugar, onde as roupas usadas são devolvidas. E a partir de então, não pode mais brincar...

Mas se desejar brincar de novo retoma-se todo o processo de tirar a roupa, limpar o cesto, brincar e voltar para as roupas usadas...

Parece trabalhoso, parece desnecessário... Assim, pensam muitas pessoas. Não seria melhor oferecer outro brinquedo e logo dizer que não pode brincar com o cesto? Esse é um questionamento recorrente.

Sim, tem muitos materiais que não podemos permitir. Se a criança desejar brincar com o fogão, com a faca, enfim, com materiais perigosos, não permitiremos. Não é mesmo?

Mas existem coisas que são possíveis, e assim, ao invés de tudo dizer não, é importante a possibilidade de explorar algo que lhe chama atenção.

Esse movimento é fundamental para a criança. Ela aprende os limites de uma experiência e as possibilidades de transformar algo em vivências prazerosas.

Quando o cesto está com roupas usadas não pode. Mas quando está limpo é permitido brincar.

Esse é um processo de Educar com Diálogo, quando percebemos o que pode ser vivido naquele momento. 
Vale a pena parar o que está fazendo e interagir com a criança, isto é, permitir que a experiência seja vivida, naquele momento.



Orientadora Educacional do Programa Educar com diálogo

Conheça o Programa Educar com Diálogo

https://educacaoedialogo.wixsite.com/educarcomdialogo

Comentários

Postagens mais visitadas

Passaram por aqui!