UM FASCINANTE ESCONDERIJO NO CESTO DE ROUPA
Ambiente que antes era apenas espaço de contemplação, a partir do
momento que a criança começa a engatinhar, passa a ser um lugar de exploração.
O cesto de roupa usada, que antes era contemplado do colo da mãe, agora
pode ser revirado e transformado num delicioso esconderijo.
Vira pra lá e vira pra cá... Até que todas as roupas são lançadas ao
chão.
Foi assim, que a Ester vivenciou a possibilidade de conhecer o que havia
dentro daquele cesto e ao mesmo tempo de brincar com a nova descoberta.
Mas isso só foi possível, porque a sua mãe percebeu o seu interesse pelo
cesto, possibilitando a interação de modo prazeroso.
Bem, essa ideia de permitir que a criança explore os diferentes objetos
é fundamental para o seu aprendizado e desenvolvimento.
No entanto, alguns cuidados são fundamentais. Estar com o bebê nesse
processo de descoberta é muito importante, pois nem tudo pode ser explorado.
No caso do cesto, as roupas que ali se encontravam estavam usadas, então
a ação de retirá-las foi fundamental.
Limpar o cesto na frente da criança, de modo que ela possa observar
também é importante.
Assim, ela inicia o processo de aprendizado de que aquele objeto, que
não é um brinquedo, a partir de então, passa a ser possibilidade de
brincadeira, depois de cuidado.
E assim que concluir a brincadeira, o cesto volta para o lugar, onde as
roupas usadas são devolvidas. E a partir de então, não pode mais brincar...
Mas se desejar brincar de novo retoma-se todo o processo de tirar a
roupa, limpar o cesto, brincar e voltar para as roupas usadas...
Parece trabalhoso, parece desnecessário... Assim, pensam muitas pessoas.
Não seria melhor oferecer outro brinquedo e logo dizer que não pode brincar com
o cesto? Esse é um questionamento recorrente.
Sim, tem muitos materiais que não podemos permitir. Se a criança desejar
brincar com o fogão, com a faca, enfim, com materiais perigosos, não
permitiremos. Não é mesmo?
Mas existem coisas que são possíveis, e assim, ao invés de tudo dizer
não, é importante a possibilidade de explorar algo que lhe chama atenção.
Esse movimento é fundamental para a criança. Ela aprende os limites de
uma experiência e as possibilidades de transformar algo em vivências
prazerosas.
Quando o cesto está com roupas usadas não pode. Mas quando está limpo é
permitido brincar.
Esse é um processo de Educar com Diálogo, quando percebemos o que pode
ser vivido naquele momento.
Vale a pena parar o que está fazendo e
interagir com a criança, isto é, permitir que a experiência seja vivida,
naquele momento.
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