BOAS GARGALHADAS AJUDAM NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS BEM-HUMORADAS

Dar boas gargalhadas sobre diferentes situações engraçadas e desafiadoras pode ajudar as crianças no exercício do bom humor. 



Desde pequeninas, as crianças nos surpreendem com intensas risadas, que geralmente nos contagiam.


Isso mesmo, a gargalhada contagia, alegra e atrai as pessoas com as quais estamos nos relacionando.

É com base nessas premissas, que hoje destaco a importância da gargalhada na formação de crianças bem-humoradas.

Você já percebeu, que ao nos envolvermos com as crianças, quando participamos das suas brincadeiras e dialogamos com as suas ideias nos surpreendemos com boas gargalhadas?

Saiba que esses momentos são importantíssimos para a sua formação, pois quando elas se percebem correspondidas, numa relação de alegria, se desenvolvem emocionalmente e socialmente com mais qualidade.

Daí a importância de educá-las com bom humor. E a gargalhada é uma indicação prazerosa, para as crianças e para quem as educa.

Isso porque, a gargalhada desencadeia uma série de reações fisiológicas, cognitivas e emocionais que facilitam o aprendizado, a sociabilidade e permitem que as crianças sejam mais interativas.

E sabe o que mais?

O ato de gargalhar relaxa o corpo inteiro.

Estimula a contração de 28 músculos faciais, ativa no cérebro a produção de endorfina e serotonina (substâncias antidepressivas que dão a sensação de relaxamento e bem-estar). São os hormônios da felicidade (Lambert)

Momentos de gargalhadas reduzem a liberação dos hormônios do estresse e, com isso, estimulam o sistema imunológico, pois aumenta o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções, melhorando a resistência às doenças. Ajuda a proteger o coração, porque melhora a função dos vasos sanguíneos.

Tudo isso, é muito importante, tendo em vista que além de liberar as tensões, aproxima as pessoas (pais, irmãos e demais familiares e amigos).

Desse modo, as crianças podem vivenciar bons sentimentos e se perceberem com mais segurança, porque estão envolvidas numa educação acolhedora.

Gostaria de destacar também, que é muito importante se divertir com elas, brincar com entusiasmo e alegria desde os seus primeiros meses de vida.

Não existe hora para uma boa gargalhada. Em todos os momentos possíveis e necessários devemos ter atitudes positivas.

No entanto, o bom senso é muito importante. Não é prudente artificializar as relações com as crianças.

As gargalhadas precisam ser sinceras, as atitudes positivas precisam ser coesas e as relações humanas precisam ser alegres e saudáveis.

Você já deu boas gargalhadas hoje?

Se sim, que alegria... Parabéns!

Se não... Relaxe e aproveite a oportunidade! 

Por Ana Maria Louzada[1]


[1]Ana Maria Louzada é Orientadora Educacional, Mestre em Educação com Especialização em Educação Infantil.


INFORMES PUBLICITÁRIOS



Comentários

Postagens mais visitadas

Passaram por aqui!